Av. Rubens de Mendonça nº1836 sl. 307 Bosque da Saúde Cuiabá-MT TEL: 3642-4365

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sensibilidade Dental - Uma Luz no fim do túnel!

Sem dúvida nenhuma, um dos pontos críticos para os portadores de Doenças Periodontais é a sensibilidade dental, tratada por nós profissionais como "Hipersensibilidade Dentinária" ou "Hiperestesia", problema este que atinge cerca de 15 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Esta sensibilidade é resultante da exposição da dentina, um tecido poroso que é simultaneamente protegido pelo esmalte dos dentes na coroa e cemento/gengivas nas raízes. Quando esta se encontra desprotegida, permite a infiltração de estímulos à polpa dental (nervo do dente), provocando a dor e o desconforto habitualmente associado à sensibilidade dentária. 

 

Em se tratando de Periodontite, a causa mais comum de sensibilidade é a famosa exposição de raíz, resultado da retração de gengiva. Entretanto, a exposição de dentina pode ser resultante de erosão por alimentação ácida, abrasão por escova ou bruxismo, fraturas dentais ou abfração, entre outros. 
Para combatê-la, inicialmente temos de identificar os fatores que estão causando está exposição dentinária. Secundariamente, iniciaremos um controle minucioso dos agentes causais, para que em seguida possamos limitar o dano dos mesmos a fim de trazer uma resolução (mesmo que temporária) para o quadro de hipersensibilidade.

SEQUENCIA DE PASSOS PARA O CONTROLE DA SENSÍBILIDADE EM PERIODONTIA

1 - IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS

* A retração gengival resultante da periodontite promove a exposição da raíz. Estas raízes expostas são sensíveis por natureza devido a condição anatômica demonstrada na figura acima.
* Alimentos ácidos causam dissolução das estruturas superficiais aumentando a sensibilidade por aumentar a exposição dos microtúbulos dentinários.
* Excesso de força na escovação e escova dura/média ou de cerdas sem arredondamento (baixa qualidade) potencializam o desgaste e estimula retração de gengiva.
*  Cremes dentais com abrasivos ou o uso periódico de receitas caseiras como carvão mineral ou bicarbonato aumentam o desgaste. 
*  O Bruxismo potencializa a perda de suporte dentário podendo resultar em exposição de raíz, além de desgastar a coroa dentária podendo expor dentina.
*  A raspagem e o alisamento radicular podem induzir sensibilidade.

No dia a dia, sigo  o fluxograma sugerido por Orchardson e Gillam em 2006 para orientação dos profissionais no tratamento da sensibilidade dentinária.


2 - COMO CONTROLAR AS CAUSAS?

Inicialmente teremos de nos focar em tratar e controlar a Periodontite para que não haja evolução do quadro e conseqüente aumento da exposição radicular. 
O próximo passo é reduzir ao máximo a abrasão sobre as superfícies radiculares expostas. Isto será realizado através do uso de escovas macias e do uso de cremes dentais de baixa abrasividade. Todos os cremes dentais para sensibilidade tendem a ser pouco abrasivos. A Sensodyne possui uma linha específica para  redução do desgaste chamada Pró-esmalte.  Excelente Sugestão. 
Outra situação importante é não utilizar força na escovação. O segredo está na repetição dos movimentos e não na força que acaba trazendo desgaste.
Com relação aos alimentos ácidos, também temos ressalvas. Evite-os e quando fizer ingestão dos mesmos enxague bem a boca logo após e aguarde 30 minutos para escovar os dentes. Com isso você permite que a saliva tampone a acidez e diminua o efeito de abrasividade sobre o dente.
 

 Bruxômalos devem usar placas para redução do desgaste dental e controle dos efeitos nocivos do bruxismo sobre o periodonto. 
       

3 - TRATAMENTO

Identificada e controlada as causas, agora sim podemos planejar o tratamento. O princípio básico do tratamento de sensibilidade é lacrar a entrada dos tubulos dentinários que transmitem a sensação a polpa dental. 
Sempre iniciaremos através de medidas que podem ser administradas pelo próprio paciente.  
* Os cremes dentais para dentes sensíveis. Existem no mercado sistemas que induzem a precipitação de sais na embocadura dos tubulos que provocam seu fechamento. Colgate Pró-alívio e Sensodyne Rápido-Alívio são exemplos bastante interessante.
* Fluoretos: componentes com flúor são opções muito interessantes, tanto na forma de gel fluor fosfato a 1,23% como os bochechos de fluoreto de sódio 0,05%


Casos que não são controlados apenas com cremes dentais e flúor exigem a abordagem profissional através de uma das opções a seguir:

Estratégias de tratamento para dentes com hipsersensibilidade     

  1. Dessensibilização nervosa
    Nitrato de Potássio
  2. Agentes anti-inflamatóriosCorticoesteroides
  3. Cobertura e obstrução dos túbulos dentinários
    1. deposição de partículas (íons)
        hidróxido de cálcio
        óxido ferroso
        oxalato de potássio
        monofluorofosfato de sódio
        fluoreto de sódio
        combinação (fluoreto de sódiofluoreto estanhoso)
        fluoreto estanhoso
        cloreto de estrôncio
        precipitação de proteínas
        formaldeído
        glutaraldeído
        nitrato de prata
        brunidura
        iontoforese (flouretos)
    1. selador dentinário - cobertura da dentina exposta - restauração.
        cimento de ionômero de vidro
        compósitos
        resina
        verniz
        selantes
        metilmetacrilato
    1. cirurgias periodontais - para recobrimento radicular quando possível.
    2. material restaurador
    3. laser - de alta potência para fechar os túbulos ou de baixa potencia para reduzir a sensação dolorosa.

      Fonte: Bartold, 2006
      (Australian Dental Journal 2006;51(3):212-8.


Nunca devemos esquecer a premissa básica das áreas da saúde..."cada caso é um caso, já que cada organismo reage de uma forma".  Portanto, a estratégia clínica vai depender da indicação precisa do dentista para a sua realidade. Vale lembrar também que a única forma de dessensibilizar o dente em definitivo é o tratamento de canal. Desta forma nenhum destes tratamentos se faz definitivo.


Entretanto, uma tecnologia, desenvolvida em parceria do Laboratório de Materiais  Vítreos (LaMaV) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP),  campus de Ribeirão Preto, vem se mostrando promissora. Trata-se dsilicato particulado cristalino bioativo, ou biosilicato®. Colocado na região da dentina, o material liga-se quimicamente ao tecido, o que impede a movimentação do fluido no interior dos túbulos, eliminando a causa da dor. Essa fixação se dá principalmente por algumas propriedades do biosilicato® , que fazem com que o organismo “incorpore” o material, fazendo com que este seja substituído gradativamente por tecido dental. 
É esperar pra ver!!!

6 comentários:

  1. Gostei muito da explicação, mas eu tenho uma dúvida, tenho um dente com gengiva exposta ,estou usando aparelho e vou ter que extrair dois dentes . Eu posso escolher esse que tá com este problema para extração?

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explicação, mas eu tenho uma dúvida, tenho um dente com gengiva exposta ,estou usando aparelho e vou ter que extrair dois dentes . Eu posso escolher esse que tá com este problema para extração?

    ResponderExcluir
  3. Não tinha sensibilidade uso aparelho meu médico fez desgaste interproximal e depois disso estouro com sensibilidade isso vai passar e normal ou ele errou no procedimento.Uso senso dizer a quase dois meses mas não melhorou.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Foz um tratamento de canal e passei a sentir sensibilidade horrenda nesse dente. Nunca tive. Faz 4 dias desde o procedimento. A dentista diz ser normal. Será mesmo?

    ResponderExcluir